Máscaras deixam de ser obrigatórias em áreas abertas a partir de 11 de dezembro
Em anúncio no último dia 24, o governador João Doria confirmou a flexibilização do uso de máscaras em áreas abertas no Estado de São Paulo. A medida entra em vigor no dia 11 de dezembro.
“Ao ultrapassar os 75% da população totalmente imunizada, o Governo de SP vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 11 de dezembro”, disse o governador.
“Tomamos esta medida baseados em evidências científicas, que demonstram queda superior a 90% de internações em relação ao pico da pandemia, e a aceleração da vacinação no Estado que mais vacina no Brasil”, complementou.
Doria destacou, no entanto, a obrigatoriedade da utilização das máscaras em ambientes fechados. “Nas áreas internas e nas áreas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscara continuará sendo obrigatório”, pontuou o governador.
Jean Gorinchteyn, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a medida, mas vou a alertar a população sobre a pandemia.
“Devemos dar nos próximos dias um importante passo com relação a flexibilização do uso de máscaras, mas precisamos manter importantes cuidados e ter cautela, como a higienização das mãos e o uso da proteção facial em ambientes fechados e no transporte público. Além disso, é fundamental que quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos de saúde para se imunizar e termos assim uma população mais protegida”, afirmou.